Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima

Foto: Carlos H. Martins.

Criação: Decreto Estadual 29.213 de 14 de setembro de 2001.

Objetivos

Foi criada em razão do inestimável patrimônio representado pela floresta ombrófila densa em ótimo estado de conservação considerada de preservação permanente e responsável pelo abrigo de inúmeras espécies da fauna e flora nativas, endêmicas, raras e/ou ameaçadas de extinção já protegidas por leis específicas; da necessidade de proteção das bacias dos mananciais existentes (Rio Macaé de Cima, Rio Bonito, Rio das Flores, Santo Antônio e demais afluentes) e de manutenção da qualidade da água; e por tratar-se de uma das áreas remanescentes da vegetação que outrora recobria toda a Serra do Mar.

Área: 35.003,08 hectares.

Abrangência: Município de Nova Friburgo.

Mosaicos: A Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima faz parte do mosaico central fluminense.

Região Hidrográfica:  RH VIII Macaé e das Ostras.

Informações úteis

Endereço: Rua Moacir K. Brust, nº 11 – Lumiar – Nova Friburgo – CEP 28616-970.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, de 8 às 17h.

Gestora: Denise M. Rambaldi.

Telefone: +55 (22) 2542-9530 e (21) 98496-0366.

Endereço eletrônico: apamacaedecima@gmail.com

Redes sociais:
Facebook: APA Macaé de Cima.
Instagram: @apamacaedecima.

Gestão Participativa nas unidades de conservação estaduais

O Programa de Fortalecimento de Conselhos promove a criação e a renovação dos conselhos gestores das unidades de conservação administradas pelo Inea. As ações previstas no programa, como a realização de diagnósticos rápidos participativos (DRP) e reuniões periódicas, vêm sendo desenvolvidas com bastante empenho objetivando o fortalecimento da gestão participativa em 28 conselhos de unidades de conservação, sejam elas de proteção integral ou de uso sustentável.

Para a formação dos conselhos gestores são utilizadas metodologias participativas adequadas ao perfil de cada conselho, dentre elas os DRPs. Os representantes das instituições manifestam seu interesse em participar dos conselhos por meio do documento denominado carta de intenção.

Tais conselhos reúnem órgãos públicos, instituições de pesquisa, sociedade civil e mesmo empresas privadas, interessados na adequada implantação e gestão das unidades de conservação. São espaços de diálogo, consultivos ou deliberativos, compostos por diferentes atores sociais e o órgão ambiental estadual. Além da legitimação dos conselhos por meio da publicação de suas respectivas portarias, o programa também atua na capacitação dos conselheiros por meio da realização de oficinas, elaboração de vídeos e cadernos temáticos. Após dois anos, a contar da posse dos conselhos, é iniciado o processo de renovação do mesmo.

Conselho consultivo: Conheça a composição do Conselho, estabelecido pela Portaria Inea/Dibape n° 121, de 10 de outubro de 2019. Atenção, o conselho consultivo da APA Macaé de Cima está em período de renovação.

Convidamos representantes de órgãos públicos, organizações da sociedade civil – OSC instituições de ensino superior e pesquisa, entidades de classe e iniciativa privada, com atuação comprovada nos municípios de Casimiro de Abreu e Nova Friburgo, a se manifestarem, por meio de ofício de requerimento e documentação, que deverão ser enviados ao endereço eletrônico apamacaedecima@gmail.com, ou entregues na Sede da APAMC (Rua Moacir K. Brust, 11 – Lumiar, Nova Friburgo.), até o dia 20 de novembro de 2022, sobre o interesse em participar deste processo. A assembleia geral de posse do Conselho Consultivo está prevista para ocorrer no dia 02 de dezembro de 2022, através de convocação específica a ser divulgada.

Plano de Manejo

O que é o Plano de Manejo?

O Plano de Manejo é um documento elaborado a partir de diversos estudos (do meio físico, biológico e social), que estabelece as normas, as restrições para o uso, as ações a serem desenvolvidas no manejo dos recursos naturais da UC e seu entorno, visando minimizar os impactos negativos sobre a UC, garantir a manutenção dos processos ecológicos e prevenir a simplificação dos sistemas naturais. O zoneamento da UC, as medidas para promover a sua integração à vida econômica e social das comunidades vizinhas e as regras para visitação também devem constar nesse documento.

O Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima foi aprovado pela Resolução Inea nº 101, de 19 de novembro de 2014.

Pesquisa científica na Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima

Para realizar pesquisas no APAMC faça o cadastro no Núcleo de Pesquisa.

Para informações sobre o cadastro e pesquisas realizadas na unidade de conservação, acesse os links abaixo: