Área de Proteção Ambiental Estadual de Tamoios

Foto: Ricardo T.

Criação: Decreto Estadual nº 9.452, de 5 de dezembro de 1986.

Objetivos

Proteção do ambiente natural, das paisagens de grande beleza cênica e dos sistemas geo-hidrológicos da região, que abrigam espécies biológicas raras e ameaçadas de extinção, bem como as comunidades caiçaras integradas naqueles ecossistemas.

Área: 22.545,18 hectares.

Localização: Região da Costa Verde.

Abrangência: Município de Angra dos Reis.

Mosaicos: A  Área de Proteção Ambiental de Tamoios faz parte do mosaico Mantiqueira.

Região Hidrográfica: RH I Baía da Ilha Grande.

Informações úteis

Endereço: Avenida Luigi Amêndola, 236, Parque das Palmeiras – Angra dos Reis – CEP: 23906-825.

Horário de funcionamento (administrativo): Segunda a sexta, de 8 às 17h.

Gestora: Krishna Cetsu Koshiyama Miguel Raftopolo

Telefone: (24) 3367-2330

Endereço eletrônico: apatamoios@gmail.com

Gestão Participativa nas unidades de conservação estaduais

O Programa de Fortalecimento de Conselhos promove a criação e a renovação dos conselhos gestores das unidades de conservação administradas pelo Inea. As ações previstas no programa, como a realização de diagnósticos rápidos participativos (DRP) e reuniões periódicas, vêm sendo desenvolvidas com bastante empenho objetivando o fortalecimento da gestão participativa em 28 conselhos de unidades de conservação, sejam elas de proteção integral ou de uso sustentável.

Para a formação dos conselhos gestores são utilizadas metodologias participativas adequadas ao perfil de cada conselho, dentre elas os DRPs. Os representantes das instituições manifestam seu interesse em participar dos conselhos por meio do documento denominado carta de intenção.

Tais conselhos reúnem órgãos públicos, instituições de pesquisa, sociedade civil e mesmo empresas privadas, interessados na adequada implantação e gestão das unidades de conservação. São espaços de diálogo, consultivos ou deliberativos, compostos por diferentes atores sociais e o órgão ambiental estadual. Além da legitimação dos conselhos por meio da publicação de suas respectivas portarias, o programa também atua na capacitação dos conselheiros por meio da realização de oficinas, elaboração de vídeos e cadernos temáticos. Após dois anos, a contar da posse dos conselhos, é iniciado o processo de renovação do mesmo.

Conselho consultivo: Ativo. Conheça a composição do Conselho, estabelecido pela Portaria Inea/Dibape n° 126, de 17 de dezembro de 2019.

Plano de Manejo

O que é o Plano de Manejo?

O Plano de Manejo é um documento elaborado a partir de diversos estudos (do meio físico, biológico e social), que estabelece as normas, as restrições para o uso, as ações a serem desenvolvidas no manejo dos recursos naturais da UC e seu entorno, visando minimizar os impactos negativos sobre a UC, garantir a manutenção dos processos ecológicos e prevenir a simplificação dos sistemas naturais. O zoneamento da UC, as medidas para promover a sua integração à vida econômica e social das comunidades vizinhas e as regras para visitação também devem constar nesse documento.

o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental de Tamoios foi instituída pelo Decreto Estadual nº 44.175, de 25 de abril de 2013.

Curso de condutores de visitantes

Conforme publicado anteriormente, o Instituto Estadual do Ambiente – INEA e a Associação de Moradores e Pescadores da Enseada das Estrelas – AMPEE iniciaram a seleção para Curso de Condutor(a) de Visitantes do Parque Estadual da Ilha Grande e da Área de Proteção Ambiental de Tamoios, com base no Programa Estadual de Guias de Turismo e Condutores(as) de Visitantes, regido pela Resolução Inea N° 61/2012, e no Decreto Estadual nº 42.483/10.

Conforme cronograma previamente divulgado, estamos disponibilizando a lista de candidatos selecionados:

Pesquisa científica na Área de Proteção Ambiental de Tamoios

Para realizar pesquisas na APATAM faça o cadastro no Núcleo de Pesquisa.

Para informações sobre o cadastro e pesquisas realizadas na unidade de conservação, acesse os links abaixo: