Criação: Decreto Estadual nº 15.273, de 26 de junho de 1971. Redução de 2/3 da área protegida: Decreto Estadual n° 2.062, de 28 de agosto de 1978. Ampliação e consolidação da área total do Parque, quando foram acrescentadas todas as demais terras localizadas acima da cota de 100 m, excetuando-se aquelas pertencentes à Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul: Decreto Estadual nº 40.602, de 12 de fevereiro de 2007.
Objetivos:
Preservar o ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitar a realização de pesquisas científicas e proporcionar o desenvolvimento de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
Área: 12.083,79 hectares.
Localização: Parte insular da Costa Verde.
Abrangência: Município de Angra dos Reis.
Mosaicos: O Parque Estadual da Ilha Grande faz parte do Mosaico Bocaina.
Região Hidrográfica: RH I Baía da Ilha Grande.
Outras informações: Em 1982, a Ilha Grande passou a integrar a Área de Proteção Ambiental de Tamoios. Em 1987, foi tombada pela Secretaria de Estado de Cultura (Resolução nº 29, de 14/10/1987). Em 1988, a Ilha Grande passou a ser reconhecida como patrimônio nacional, pela Constituição Federal, por sua vegetação de Mata Atlântica e por sua localização na zona costeira. Em 1989 foi declarada como Área de Relevante Interesse Ecológico pela Constituição Estadual. Em 1991 recebeu status internacional de proteção ao ser reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. A Ilha Grande também é reconhecida internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.
Endereço: Avenida Nacib Monteiro de Queiroz, s/nº, Vila do Abraão, Ilha Grande – Angra dos Reis/RJ. CEP 23.968-000.
Como chegar: o acesso se faz por meio de embarcações oferecidas pela concessionária Barcas S/A, diariamente, partindo de Mangaratiba, Conceição de Jacareí ou Angra dos Reis, com destino à Vila do Abraão, pequeno núcleo urbano situado na costa nordeste da ilha, onde se localiza a sede do parque.
Horário de funcionamento (administrativo): Segunda a sexta, de 8 às 17h.
Gestor: Arnoldo Azevedo Santos.
Telefone: +55 (24) 3361-5540 / +55 (24) 3361-5540
Endereço eletrônico: secretaria.peig@gmail.com
Redes sociais:
Instagram: @peig_ilhagrande.
O Programa de Fortalecimento de Conselhos promove a criação e a renovação dos conselhos gestores das unidades de conservação administradas pelo Inea. As ações previstas no programa, como a realização de diagnósticos rápidos participativos (DRP) e reuniões periódicas, vêm sendo desenvolvidas com bastante empenho objetivando o fortalecimento da gestão participativa em 28 conselhos de unidades de conservação, sejam elas de proteção integral ou de uso sustentável.
Para a formação dos conselhos gestores são utilizadas metodologias participativas adequadas ao perfil de cada conselho, dentre elas os DRPs. Os representantes das instituições manifestam seu interesse em participar dos conselhos por meio do documento denominado carta de intenção.
Tais conselhos reúnem órgãos públicos, instituições de pesquisa, sociedade civil e mesmo empresas privadas, interessados na adequada implantação e gestão das unidades de conservação. São espaços de diálogo, consultivos ou deliberativos, compostos por diferentes atores sociais e o órgão ambiental estadual. Além da legitimação dos conselhos por meio da publicação de suas respectivas portarias, o programa também atua na capacitação dos conselheiros por meio da realização de oficinas, elaboração de vídeos e cadernos temáticos. Após dois anos, a contar da posse dos conselhos, é iniciado o processo de renovação do mesmo.
Conselho consultivo: Ativo. Conheça a composição do Conselho, estabelecido pela Portaria Inea SEI N° 13, de 03 de novembro de 2022.
O que é o Plano de Manejo?
O Plano de Manejo é um documento elaborado a partir de diversos estudos (do meio físico, biológico e social), que estabelece as normas, as restrições para o uso, as ações a serem desenvolvidas no manejo dos recursos naturais da UC e seu entorno, visando minimizar os impactos negativos sobre a UC, garantir a manutenção dos processos ecológicos e prevenir a simplificação dos sistemas naturais. O zoneamento da UC, as medidas para promover a sua integração à vida econômica e social das comunidades vizinhas e as regras para visitação também devem constar nesse documento.
O Plano de Manejo do Parque Estadual da Ilha Grande foi aprovado pela Resolução Inea n° 39, de 17 de agosto de 2011.
Adote a Conduta Consciente
Ao ar livre
Passeios, caminhadas, escaladas e muitas outras atividades ao ar livre podem ser feitas sem perturbar o ambiente natural, por isto são atividades permitidas no interior dos parques.
E sempre bom lembrar que a prática de atividades recreativas e esportivas em áreas naturais oferece riscos, inclusive dentro de parques públicos. Saiba mais.
É bom lembrar também que a caça, a captura de animais e a retirada de plantas são condutas ilegais.
Conforme publicado anteriormente, o Instituto Estadual do Ambiente – INEA e a Associação de Moradores e Pescadores da Enseada das Estrelas – AMPEE iniciaram a seleção para o Curso de Condutor(a) de Visitantes do Parque Estadual da Ilha Grande e da Área de Proteção Ambiental de Tamoios, com base no Programa Estadual de Guias de Turismo e Condutores(as) de Visitantes, regido pela Resolução Inea N° 61/2012, e no Decreto Estadual nº 42.483/10.
Conforme cronograma previamente divulgado, estamos disponibilizando a lista de candidatos selecionados:
Para realizar pesquisas no PEIG faça o cadastro no Núcleo de Pesquisa. O PEIG possui alojamento com disponibilidade de leito para 09 pesquisadores.
Para informações sobre o cadastro e pesquisas realizadas na unidade de conservação, acesse os links abaixo: