Área de Proteção Ambiental Estadual de Maricá

Foto: Adriano Melo.

CriaçãoDecreto Estadual nº 7.230, de 23 de abril de 1984.

Área: 969,24 hectares.

Localização: Sistema lagunar do município de Maricá, parte da Restinga de Maricá e a totalidade da Ilha do Cardoso.

Abrangência: Município de Maricá.

Região Hidrográfica: RH V Baía de Guanabara.

Informações úteis

Endereço: (junto à sede do Parque Estadual da Serra da Tiririca) Rua Domingos Mônica Barbosa, nº 4 – Recanto de Itaipuaçu – Maricá – RJ – CEP:24900-000.

Horário de funcionamento (administrativo): Segunda a sexta, de 8 às 17h.

GestoraCamille Kurowsky

Endereço eletrônico: apamarica.inea@gmail.com

Redes sociais: 
Facebook: Área de Proteção Ambiental Estadual de Maricá.
Instagram: @apamarica.

Gestão Participativa nas unidades de conservação estaduais

O Programa de Fortalecimento de Conselhos promove a criação e a renovação dos conselhos gestores das unidades de conservação administradas pelo Inea. As ações previstas no programa, como a realização de diagnósticos rápidos participativos (DRP) e reuniões periódicas, vêm sendo desenvolvidas com bastante empenho objetivando o fortalecimento da gestão participativa em 28 conselhos de unidades de conservação, sejam elas de proteção integral ou de uso sustentável.

Para a formação dos conselhos gestores são utilizadas metodologias participativas adequadas ao perfil de cada conselho, dentre elas os DRPs. Os representantes das instituições manifestam seu interesse em participar dos conselhos por meio do documento denominado carta de intenção.

Tais conselhos reúnem órgãos públicos, instituições de pesquisa, sociedade civil e mesmo empresas privadas, interessados na adequada implantação e gestão das unidades de conservação. São espaços de diálogo, consultivos ou deliberativos, compostos por diferentes atores sociais e o órgão ambiental estadual. Além da legitimação dos conselhos por meio da publicação de suas respectivas portarias, o programa também atua na capacitação dos conselheiros por meio da realização de oficinas, elaboração de vídeos e cadernos temáticos. Após dois anos, a contar da posse dos conselhos, é iniciado o processo de renovação do mesmo.

Conselho consultivo: Em renovação.

Clique aqui para baixar o edital de renovação do conselho consultivo da APAMAR

Convidamos representantes de órgãos públicos, entidades não governamentais, instituições de ensino superior e pesquisa, entidades de classe, com atuação comprovada no município de Maricá, a manifestarem o interesse em participar deste processo de eleição, por meio de ofício de requerimento e documentação, que deverão ser enviados ou entregues, até 27 de agosto de 2022, na sede da APAMAR (Rua Engenheiro Domingos Barbosa, nº4, Recanto, Itaipuaçu) ou no seguinte endereço eletrônico apamarica.inea@gmail.com.

Plano de Manejo

O que é o Plano de Manejo?

O Plano de Manejo é um documento elaborado a partir de diversos estudos (do meio físico, biológico e social), que estabelece as normas, as restrições para o uso, as ações a serem desenvolvidas no manejo dos recursos naturais da UC e seu entorno, visando minimizar os impactos negativos sobre a UC, garantir a manutenção dos processos ecológicos e prevenir a simplificação dos sistemas naturais. O zoneamento da UC, as medidas para promover a sua integração à vida econômica e social das comunidades vizinhas e as regras para visitação também devem constar nesse documento.

O Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental de Maricá foi estabelecido pelo Decreto Estadual n° 41.048, de 4 de dezembro de 2007.

Pesquisa científica na Área de Proteção Ambiental de Maricá

Para realizar pesquisas na APAMAR faça o cadastro no Núcleo de Pesquisa.

Para informações sobre o cadastro e pesquisas realizadas na unidade de conservação, acesse os links abaixo: