Esta série de relatórios tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas pelo Inea, em 2019, 2020, 2021 e 2022, como órgão fiscalizador de segurança de barragens, de resíduos industriais e de acumulação de água em rios de domínio estadual, excluídas as barragens cuja finalidade seja para geração de energia. (2023)
Relatórios de gestão com informações sobre as atividades do Inea nos anos de 2021, 2020 e 2019.
Este resumo apresenta os compromissos e metas assumidos pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) após a presença da mesma na COP-26, realizada na Escócia. O engajamento com a restauração florestal no Estado do Rio de Janeiro é considerado fundamental. Nesta publicação, as políticas adotadas nos últimos anos voltadas a essa restauração são divulgadas juntamente aos resultados alcançados. Ademais, são estabelecidos objetivos futuros para conter eventos climáticos extremos, como, por exemplo, o planejamento e a gestão florestal e territorial, além dos possíveis efeitos positivos dessas ações. (2021)
Relatórios de gestão com informações sobre as atividades do Inea no ano período de 2015 a 2018.
Relatórios de gestão com informações sobre as atividades do Inea no ano período de 2011 a 2014.
Esta publicação traz uma apresentação consolidada e minuciosa de todos os diagnósticos e características observadas pela Rede de Monitoramento de Qualidade do Ar (RMQAr) no ano de 2018, bem como das ações de planejamento, controle e gestão realizadas pelo INEA, como forma de inspirar políticas públicas que objetivem conscientizar a sociedade e a melhorar significativamente a qualidade do ar no Estado do Rio de Janeiro. (2020)
Este relatório, além de tornar transparentes os dados de controle, monitoramento e diagnóstico da qualidade do ar do ano de 2016, leva ao público as ações de planejamento, acompanhamento e gestão realizadas pela Rede de Monitoramento de Qualidade do Ar (RMQAr) do INEA, inspirando políticas e estratégias que venham a melhorar a qualidade do ar do Estado do Rio de Janeiro, bem como conscientizando a sociedade da importância do tema. (2020)
A publicação avalia a situação dos vazamentos de óleo na Baía de Guanabara, discute os processos de interação do óleo com o ambiente e expõe as principais técnicas empregadas na estimativa e na resposta a acidentes envolvendo esse tipo de vazamento, bem como os procedimentos de limpeza empregados em regiões costeiras atingidas. (2018)
Documento das atividades e capacitações realizadas pela Universidade do Ambiente no período 2015 a 2018. (2018)
A publicação faz um levantamento dos acidentes com produtos perigosos em rodovias do Estado do Rio de Janeiro. A partir desses dados, são apresentados um diagnóstico e um plano de ação propondo respostas rápidas e conjuntas para acidentes com cargas perigosas. A intenção é promover a ação integrada entre Estado, municípios e demais atores em ocorrências envolvendo o transporte de produtos capazes de impactar o meio ambiente. (2018)
A publicação de um inventário de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) é considerada estratégica para o Governo do Estado do Rio de Janeiro, pois permite ao poder público estadual conhecer o perfil das emissões em território fluminense e, a partir daí, atualizar seus planos de ação para o combate às mudanças climáticas. (2017)
Ao reunir dados e análises sobre as emissões de origem veicular na Região Metropolitana do Rio – bastante impactada pela circulação de veículos –, esta publicação atualiza os dados do primeiro levantamento sobre o tema, lançado em 2004, e aprofunda o conhecimento a respeito dos poluentes de fontes veiculares, oferecendo subsídios para a criação de políticas, iniciativas e ferramentas capazes de melhorar a gestão da qualidade do ar em todo o Estado. (2016)