Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba

Vista panorâmica da Estação Ecológica de Guaxindiba. Foto: Gustavo Pedro.

Criação: Decreto Estadual nº 32.576 30 de dezembro de 2002.

Objetivos:

Preservação da natureza, realização de pesquisas científicas e visitação pública com propósitos educacionais.

Área: 3.259,22 hectares.

Localização: Norte fluminense.

Abrangência: Município de São Francisco de Itabapoana.

Região Hidrográfica: RH IX Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.

Outras informações: A Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba está incluída na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA).

Informações úteis

Endereço: Estrada da Cobiça, s/nº – São Francisco de Itabapoana – RJ. CEP: 28230-000.

Como chegar: Localiza-se a 45 km de Campos dos Goytacazes e a 340 km da cidade do Rio de Janeiro. A partir do Rio de Janeiro o acesso é feito através da Ponte Rio-Niterói, da BR-101 e da RJ-224 até São Francisco de Itabapoana. Desta, utiliza-se a RJ-224 para acesso oeste e as RJ-232/RJ-196 para acesso leste. A partir do centro do município de São Francisco de Itabapoana, o acesso à sede se faz pela RJ-224 em direção norte, por 12,6 km até a Estrada da Cobiça, não pavimentada, e mais 3,5 km pela própria Estrada da Cobiça. Não há transporte coletivo regular para as imediações da sede da EEEG.

Horário de funcionamento (administrativo): Segunda a sexta, de 8 às 17h.

Gestora: Vânia Maria Coelho da Silva.

Telefone: +55 (22) 99953-5238

Endereço eletrônico: eeeg.agendamento@gmail.com

Gestão Participativa nas unidades de conservação estaduais

O Programa de Fortalecimento de Conselhos promove a criação e a renovação dos conselhos gestores das unidades de conservação administradas pelo Inea. As ações previstas no programa, como a realização de diagnósticos rápidos participativos (DRP) e reuniões periódicas, vêm sendo desenvolvidas com bastante empenho objetivando o fortalecimento da gestão participativa em 28 conselhos de unidades de conservação, sejam elas de proteção integral ou de uso sustentável.

Para a formação dos conselhos gestores são utilizadas metodologias participativas adequadas ao perfil de cada conselho, dentre elas os DRPs. Os representantes das instituições manifestam seu interesse em participar dos conselhos por meio do documento denominado carta de intenção.

Tais conselhos reúnem órgãos públicos, instituições de pesquisa, sociedade civil e mesmo empresas privadas, interessados na adequada implantação e gestão das unidades de conservação. São espaços de diálogo, consultivos ou deliberativos, compostos por diferentes atores sociais e o órgão ambiental estadual. Além da legitimação dos conselhos por meio da publicação de suas respectivas portarias, o programa também atua na capacitação dos conselheiros por meio da realização de oficinas, elaboração de vídeos e cadernos temáticos. Após dois anos, a contar da posse dos conselhos, é iniciado o processo de renovação do mesmo.

Conselho consultivo: Ativo. Conheça a composição do Conselho, estabelecido pela Portaria Inea/Dibape n° 86, de 06 de novembro de 2017.

Plano de Manejo

O que é o Plano de Manejo?

O Plano de Manejo é um documento elaborado a partir de diversos estudos (do meio físico, biológico e social), que estabelece as normas, as restrições para o uso, as ações a serem desenvolvidas no manejo dos recursos naturais da UC e seu entorno, visando minimizar os impactos negativos sobre a UC, garantir a manutenção dos processos ecológicos e prevenir a simplificação dos sistemas naturais. O zoneamento da UC, as medidas para promover a sua integração à vida econômica e social das comunidades vizinhas e as regras para visitação também devem constar nesse documento.

O Plano de Manejo da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba foi aprovado pela Deliberação Condir/Inea n° 7, de 8 de fevereiro de 2010.

Pesquisa científica na Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba

Para realizar pesquisas na EEEG faça o cadastro no Núcleo de Pesquisa. A EEEG possui alojamento com disponibilidade de leito para 12 pesquisadores.

Para informações sobre o cadastro e pesquisas realizadas na unidade de conservação, acesse os links abaixo: