O sistema de Alerta de Cheias foi criado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para informar população e as autoridades sobre a possibilidade de chuvas intensas e inundações graduais (cheias) que possam causar perdas humanas e materiais.
Por isso, conta com uma equipe de meteorologistas se revezando em turnos 24h/dia, todos os dias, com a missão de monitorar as chuvas e níveis de rios, alertando população e integrantes do Sistema Estadual de Defesa Civil.
Os alertas enviados, dados das estações e as imagens dos dois radares meteorológicos estão disponíveis em tempo real no endereço: http://alertadecheias.inea.rj.gov.br/.
Para receber os alertas da Defesa Civil por SMS, envie uma mensagem com o seu CEP para 40199.
E-mail: alertadecheias@gmail.com
O Inea faz o monitoramento de chuvas e dos níveis d´água de rios do Estado do Rio de Janeiro por meio de uma rede de pouco mais de 100 estações automáticas dotadas de sensores que produzem registros a cada 15 minutos. Além disso são realizadas campanhas de medições de vazões em parte das estações, para permitir o conhecimento da relação entre os níveis d’água e a quantidade de água que passa na estação.
Estes dados são utilizados para diferentes finalidades:
A coleta contínua de dados hidrológicos confiáveis e representativos é a base central para a tomada de decisão na gestão de recursos hídricos e possibilita melhores e mais seguros projetos de infraestrutura (rodovias, ferrovias, hidrovias, portos, reservação e captação de água para indústria, irrigação e cidades) e a mitigação dos impactos das secas e inundações.