Este relatório apresenta os resultados do Programa de Acompanhamento de Licenças Ambientais na Região do Guandu e Adjacências (ALGA), instituído pela Resolução INEA nº 256/2022. O programa tem como objetivo principal o monitoramento estratégico de atividades licenciadas que geram e lançam efluentes tratados em corpos hídricos situados a montante da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu. A iniciativa visa fortalecer o conceito de pós-licença, desenvolver indicadores para aprimorar a fiscalização ambiental e assegurar o cumprimento das condições estabelecidas, promovendo, assim, a gestão sustentável dos recursos hídricos na Região Hidrográfica II.
Esta publicação fornece uma avaliação abrangente, consolidada e minuciosa dos níveis de poluição atmosférica em várias regiões do estado do Rio de Janeiro a partir de diagnósticos e características observadas pela Rede de Monitoramento de Qualidade do Ar (RMQAr), identificando as principais fontes de emissões e os impactos associados à qualidade do ar no período de 2019-2022. Os resultados detalhados do monitoramento e das análises dos parâmetros de qualidade do ar reunidos neste relatório encontram-se segmentados por região, e destacam especificidades e desafios locais. (2024)
Relatório de gestão com informações sobre as atividades do Inea no ano de 2023.
Este inventário reúne dados recentes de emissões atmosféricas no estado do Rio de Janeiro, que servirão de referência para a produção de relatórios de qualidade do ar e serão usados como base para o Plano de Controle da Poluição Veicular (PCPV) relativo ao triênio 2024-2026. Com esta publicação, o INEA corrobora o compromisso de dar transparência aos resultados dos estudos realizados e de divulgar à população dados e informações atualizadas sobre a presente temática.
Este relatório apresenta as ações desenvolvidas pelo SERVRISB/GERSEG, no ano passado, em relação à atuação do Inea como fiscalizador de segurança de barragens situadas no Estado do Rio de Janeiro, de resíduos industriais, as quais atuou como órgão licenciador, e de acumulação de água, em rios de domínio estadual, excluídas as barragens cuja finalidade seja para geração de energia.
Esta série de relatórios tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas pelo Inea, em 2019, 2020, 2021 e 2022, como órgão fiscalizador de segurança de barragens, de resíduos industriais e de acumulação de água em rios de domínio estadual, excluídas as barragens cuja finalidade seja para geração de energia. (2023)
Relatório de gestão com informações sobre as atividades do Inea no ano de 2022 .
Este relatório apresenta os resultados obtidos pelo PROCON Fumaça Preta com relação às emissões atmosféricas oriundas de veículos do ciclo diesel nos últimos 12 anos (2011 a 2022). Com base nesses resultados, é possível comprovar o crescimento do programa e sua eficácia no controle da poluição atmosférica proveniente de veículos a diesel.
Relatórios de gestão com informações sobre as atividades do Inea nos anos de 2021, 2020 e 2019.
Este resumo apresenta os compromissos e metas assumidos pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) após a presença da mesma na COP-26, realizada na Escócia. O engajamento com a restauração florestal no Estado do Rio de Janeiro é considerado fundamental. Nesta publicação, as políticas adotadas nos últimos anos voltadas a essa restauração são divulgadas juntamente aos resultados alcançados. Ademais, são estabelecidos objetivos futuros para conter eventos climáticos extremos, como, por exemplo, o planejamento e a gestão florestal e territorial, além dos possíveis efeitos positivos dessas ações. (2021)
Relatórios de gestão com informações sobre as atividades do Inea no ano período de 2015 a 2018.