Revista IneanaFaça parte do nosso time de colaboradores

A Revista Ineana convoca os técnicos e pesquisadores da área de meio ambiente a enviarem artigos para os próximos números da publicação. São aceitos trabalhos resultantes de ações de pesquisa e extensão universitária nas áreas de meio ambiente, recursos hídricos e recursos florestais.

Entre os temas que podem ser abordados, estão: educação ambiental, biodiversidade e áreas protegidas, energia sustentável e fontes alternativas, além de políticas públicas e meio ambiente. Os artigos devem seguir a política editorial e as normas de publicação da revista, e serem enviados para o e-mail: inea.gepat@gmail.com.

A Ineana é um periódico interdisciplinar do Inea, com o objetivo de disseminar e debater questões ambientais relativas ao Estado do Rio de Janeiro. Dispõe de um Conselho Editorial formado por servidores do Instituto e possui a classificação B5 na área de Ciências Ambientais e Engenharias I do sistema Qualis da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Saiba mais:

Política editorial

Normas para publicação

Orientações básicas

v.6 nº 3

A nova edição da Revista Ineana apresenta o Portal GeoInea, plataforma de compartilhamento de informações geoespaciais criada pelo Inea; traz um breve ensaio sobre a criação de áreas protegidas no mundo, no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro; divulga um levantamento das espécies cinegéticas de aves e mamíferos encontradas em 14 Unidades de Conservação do Inea; mostra a relação entre a fragmentação dos hábitats da Mata Atlântica e a diversidade de abelhas e espécies florais; e aborda o desenvolvimento de um modelo estático de elevação do Rio Quitandinha.

v. 6 - Especial

Nesta edição especial, a revista traz quatro artigos que abordam a gestão da água em sua concepção mais ampla. Os temas tratados são: segurança de barragens, os diferentes usos dos recursos hídricos no Estado do Rio de Janeiro, a ocupação das margens de corpos d’água e os índices de precipitação relacionados à crise hídrica de 2014-2015, responsável pela pior estiagem dos últimos 85 anos em território fluminense.

v.6 n.2

O volume 6 da Revista Ineana, além avaliar a efetividade da gestão das 18 Unidades de Conservação (UCs) administradas pelo Inea, aborda a desconsideração da personalidade jurídica por infração administrativa ambiental, analisa os parâmetros hidrometeorológicos dos rios Capivari, Pavuna, Saracuruna e Quintandinha, apresenta uma reflexão sobre a aplicação do Plano ABC no Estado do Rio de Janeiro e trata dos principais problemas ambientais referentes ao setor de tintas imobiliárias.

v. 6, nº 1

Esta edição, além abordar as pesquisas científicas realizadas nas Unidades de Conservação administradas pelo Inea, trata da modernização do licenciamento ambiental, traz um levantamento sobre o saneamento no entorno da Baía de Guanabara, analisa a qualidade da água em um trecho do Rio Paraíba do Sul e apresenta um especial sobre as misteriosas fendas existentes na Pedra da Gávea.

v. 5, nº 1

A quinta edição reúne três artigos. O primeiro trata do Projeto Olho no Verde, que utiliza imagens de satélite na fiscalização e no combate ao desmatamento em todo o Estado. Os outros dois artigos, baseados em casos estudados durante o curso "Aperfeiçoamento e Pesquisa em Recuperação Ambiental", uma parceria entre a Universidade do Ambiente e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), abordam, respectivamente, o licenciamento ambiental dos aterros sanitários de Berford Roxo e Seropédica.

v. 4, nº 1 - Ar

Esta edição traz três artigos que, além de evidenciarem a importância dos programas federais (Proconve) e de parcerias como a do Inea/Detran-RJ, demonstram os avanços na gestão da qualidade do ar – sobretudo na Região Metropolitana do Rio, bastante impactada pelo tráfego de veículos e pela concentração de indústrias – e apontam caminhos para o aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas à área.

v. 3, nº 1 - Água

Água é o tema desta edição da revista Ineana. A publicação reúne três artigos: o primeiro apresenta um panorama da disponibilidade hídrica no Estado do Rio de Janeiro, o segundo trata da recente crise hídrica e das medidas adotadas para fazer frente à pior estiagem dos últimos 85 anos e o terceiro aborda o histórico acordo com São Paulo, Minas Gerais e a União para a gestão compartilhada das águas da Bacia Paraíba do Sul.

v. 2, nº 1

A edição traz três artigos. Um deles, faz uma avaliação da fiscalização contra a caça e o desmatamento na Área de Proteção Ambiental da bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado, e verifica se o controle instituído é eficiente em dissuadir a prática de crimes ambientais; o segundo artigo apresenta uma investigação das mudanças na dinâmica territorial do Estado do Rio de Janeiro ocorridas entre 2007 e 2010, destacando os impactos ambientais produzidos; o terceiro artigo apresenta os valores ecológicos e a importância ambiental do oitizeiro, seu potencial de uso em projetos de conservação ambiental e na arborização urbana.

v. 1, n° 1

A primeira edição da Revista Ineana reúne quatro artigos: o primeiro trata da lacuna de conhecimentos existentes sobre a fauna fluminense e faz diversas proposições para a solução dos problemas; o segundo apresenta as metodologias propostas para o cálculo dos indicadores de qualidade das águas, uma forma de traduzir para o público não especializado a interpretação dos resultados do monitoramento das águas; o terceiro expõe os riscos do transporte de produtos perigosos para águas captadas pela Estação de Tratamento de Água Guandu; e o quarto relata a avaliação ambiental estratégica do Complexo do Açu, uma iniciativa que pretendeu dar uma nova abordagem para a gestão ambiental estadual.