Tema: Década do Oceano

Prazo para envio: 31 de outubro de 2022

E-mail para envio: inea.gepat@gmail.com

A Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), também conhecida como “Década do Oceano”, foi declarada pela Organização das Nações Unidas em 2017, com o objetivo de tornar a ciência oceânica uma aliada dos países e governos na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Para a edição especial da Revista Ineana dedicada ao tema, são bem-vindos artigos em língua portuguesa que tratem da implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (“Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”), em especial, de questões e iniciativas que tenham como foco:

1 – Prevenir e reduzir a poluição marinha de todos os tipos.

2 – Gerir de forma sustentável e proteger os ecossistemas marinhos e costeiros.

3 – Minimizar e enfrentar os impactos da acidificação dos oceanos.

4 – Regular a coleta e acabar com a sobrepesca e com a pesca destrutiva, bem como implementar planos para restaurar populações de peixes.

5 – Conservar pelo menos 10% das zonas costeiras e marinhas.

6 – Eliminar e proibir subsídios à sobrepesca e à pesca ilegal.

7 – Aumentar os benefícios econômicos para os Estados insulares em desenvolvimento e os países menos desenvolvidos, a partir do uso sustentável dos recursos marinhos.

8 – Aumentar o conhecimento científico, desenvolver capacidades de pesquisa e transferir tecnologia marinha.

9 – Proporcionar o acesso dos pescadores artesanais aos recursos marinhos e mercados.

10 – Assegurar a conservação e o uso sustentável dos oceanos e seus recursos através do Direito Internacional.

Revista IneanaRevista técnica do Instituto Estadual do Ambiente (INEA)

ISSN: 2764-7366

Qualis Capes: B5

A Revista Ineana é um periódico técnico interdisciplinar do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), voltado à difusão de questões socioambientais que contribuam para a melhoria do conhecimento sobre o ambiente do Estado do Rio de Janeiro ao debate para o aperfeiçoamento de soluções sustentáveis.

A Ineana é destinada à sociedade, aos técnicos do INEA, órgãos públicos federais, estaduais e municipais de meio ambiente, universidades, instituições de pesquisa, organizações não governamentais ambientais, setor ambiental de empresas e bibliotecas de órgãos ambientais.

A revista é aberta a colaborações de técnicos e acadêmicos de outras instituições, desde que os trabalhos estejam alinhados à temática da revista, e publica apenas artigos inéditos. Se for o caso, a publicação do artigo deverá ter a aprovação de todos os coautores e da instituição onde o mesmo foi realizado.

Conselho Editorial: Alceo Magnanini, Alcides Pissinatti, Silvia Marie Ikemoto, Luciana Maria Baptista Ventura, Maicon Guerra de Miranda, Renata da Matta dos Santos, Ricardo Marcelo da Silva, Vanessa Schinaider do Amaral Pereira Gonçalves, Viviani de Moraes Freitas Ribeiro, Tania Machado de Oliveira.

Periodicidade: Semestral, podendo ser publicadas edições especiais.

A Ineana é a revista técnica do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Coordenação editorial: Gerência de Publicações e Acervo Técnico (Av. Venezuela, 110 – Sala 113 – Térreo – Saúde – CEP 20081-312 – Rio de Janeiro – RJ /  E-mail: inea.gepat@gmail.com)

Quer publicar na revista Ineana?

Conheça a Política Editorial da revista Ineana.

Conheça as Orientações Básicas para elaboração de artigos e as Normas para publicação.

v.10 nº 1 (2022) - Vamos falar sobre segurança hídrica?

Em sua mais recente edição, a Revista Ineana apresenta cinco artigos que buscam aprofundar o debate em torno do conceito de segurança hídrica. Tendo sua origem ainda na década de 90, a segurança hídrica é um assunto que vem se tonando cada mais relevante, sobretudo após a crise hídrica vivida pelos estados do Sudeste em 2014, quando se tornou objeto de debates e políticas públicas. Os artigos na nova edição da Ineana oferecem ao leitor diferentes perspectivas sobre este importante tema e como o mesmo impacta de diferentes maneiras a gestão dos recursos hídricos.

v.10, Especial (2022) - Ilha Grande: biodiversidade e conservação

O novo número especial da Ineana reúne dez artigos sobre estudos realizados na Ilha Grande por pesquisadores do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (CEADS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Os manuscritos abordam temas como a fauna, a flora, o geossistema da Ilha Grande, a eficácia de um sistema local de tratamento de efluentes e a divulgação das pesquisas realizadas.

v.10, Especial (2022) - II Prêmio de Meio Ambiente Inea

Este número especial da Revista Ineana é dedicado às cinco melhores monografias que disputaram o II Prêmio Inea de Meio Ambiente, que teve como tema as Soluções baseadas na Natureza (SbN). Os trabalhos abordam diferentes aplicações das SbN, como as relacionadas ao manejo de águas urbanas, à adaptação a eventos climáticos extremos e à gestão das águas, entre outras voltadas a unidades de conservação.

v.9, nº 2 (2021)

Cinco artigos compõem o segundo número da Ineana em 2021. O principal, "Perspectivas da adaptação à mudança do clima do Estado do Rio de Janeiro", apresenta uma síntese do Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas, que tem como objetivo proteger as gerações atuais e futuras dos efeitos da mudança do clima. Os demais trabalhos tratam da qualidade do ar, da infraestrutura e da criação de unidades de conservação, bem como da demarcação de Faixas Marginais de Proteção.

v.9, nº 1 (2021)

O primeiro número de 2021 da Revista Ineana traz cinco artigos: sobre o Olho no Verde, projeto da Seas e do Inea que combate o desmatamento usando imagens de satélite; sobre o edital que prevê a instalação de rede de esgoto em oito municípios da Região Metropolitana do Rio; sobre as percepções ambientais de comunidades do entorno do Parque Estadual dos Três Picos; sobre as marcas da sociedade nas paisagens de Petrópolis; e sobre alunos que participaram de um projeto que os colocou em contato com os saberes tradicionais da etnia Guarani Mbyá.

v.8, nº 2 (2020)

A mais nova edição da Revista Ineana aponta caminhos para a melhoria da gestão ambiental pública. O primeiro artigo, sobre resíduos dos serviços de saúde (RSS), aborda a importância de um Plano de Gestão Municipal dos RSS no Rio de Janeiro. O segundo, também sobre resíduos sólidos, mostra que a logística reversa na Região Sudeste tem avançado mais em alguns estados do que em outros. O número inclui, ainda, dois trabalhos que comprovam a eficácia de iniciativas do Inea para controlar a poluição por veículos pesados e tornar mais dinâmico o licenciamento ambiental.

v.8, nº 1 (2020)

Os artigos deste número da Revista Ineana abordam questões relacionadas aos resíduos: a proposta para um tratamento eficaz do chorume no aterro sanitário de Seropédica, o uso do lodo tratado e da fertilização química no reflorestamento da Mata Atlântica, a implementação de um sistema online para agilizar o licenciamento ambiental e a criação de um sistema para a produção de biogás. Dedicada ao 1º Prêmio Inea de Meio Ambiente, a edição dá destaque aos principais trabalhos do concurso.

v.7, Especial (2019) - Pagamento por Serviços Ambientais

Nesta edição especial, a revista traz oito artigos sobre projetos de Pagamento por Serviços Ambientais, mecanismo baseado nos princípios “usuário-pagador” e “provedor-recebedor”. Os trabalhos relatam as experiências e os resultados da implantação de iniciativas de PSA em diferentes localidades do Estado do Rio de Janeiro, como nas regiões de Rio Claro, do Rio Sesmaria e das bacias do Rio Paraíba do Sul, do Rio Bananal e do Rio Fagundes.

v.7, nº 1 (2019)

Este número da Revista Ineana, além de discutir os empecilhos à propagação dos sistemas de Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos no Brasil, traz um panorama da gestão das águas no Estado do Rio de Janeiro, feita com base nos Planos de Recursos Hídricos regionais, analisa o retorno econômico oriundo de instalações comerciais no Parque Estadual Cunhambebe (RJ) e discute a gestão de uso público do Parque Estadual da Pedra Branca, onde, nos últimos anos, a “Pedra do Telégrafo” se tornou uma atração turística muito visitada.

v.6, nº 3 (2018)

A nova edição da Revista Ineana apresenta o Portal GeoInea, plataforma de compartilhamento de informações geoespaciais criada pelo Inea; traz um breve ensaio sobre a criação de áreas protegidas no mundo, no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro; divulga um levantamento das espécies cinegéticas de aves e mamíferos encontradas em 14 Unidades de Conservação do Inea; mostra a relação entre a fragmentação dos hábitats da Mata Atlântica e a diversidade de abelhas e espécies florais; e aborda o desenvolvimento de um modelo estático de elevação do Rio Quitandinha.

v. 6 - Especial (2018)

Nesta edição especial, a revista traz quatro artigos que abordam a gestão da água em sua concepção mais ampla. Os temas tratados são: segurança de barragens, os diferentes usos dos recursos hídricos no Estado do Rio de Janeiro, a ocupação das margens de corpos d’água e os índices de precipitação relacionados à crise hídrica de 2014-2015, responsável pela pior estiagem dos últimos 85 anos em território fluminense.

v.6, nº 2 (2018)

O volume 6 da Revista Ineana, além avaliar a efetividade da gestão das 18 Unidades de Conservação (UCs) administradas pelo Inea, aborda a desconsideração da personalidade jurídica por infração administrativa ambiental, analisa os parâmetros hidrometeorológicos dos rios Capivari, Pavuna, Saracuruna e Quintandinha, apresenta uma reflexão sobre a aplicação do Plano ABC no Estado do Rio de Janeiro e trata dos principais problemas ambientais referentes ao setor de tintas imobiliárias.