Parque Estadual da Pedra Branca

Pedra do Quilombo. Foto: Felipe Tubarão.

Criação: Lei Estadual nº 2.377 de 28 de junho de 1974.

Objetivos:

Tem como objetivos preservar este remanescente florestal localizado em ponto estratégico do Rio de Janeiro e área núcleo de biodiversidade da Mata Atlântica; preservar mananciais hídricos ameaçados pela expansão urbana; proteger paisagens naturais e pouco alteradas de notável beleza cênica no seu interior; proteger e revitalizar construções históricas, ruínas e sítios arqueológicos; proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa científica e monitoramento; promover aos visitantes oportunidades de recreação ao ar livre e valorizar econômica e socialmente a diversidade biológica, com o aproveitamento dos serviços ambientais que o parque disponibiliza.

Área: 12.494,24 hectares.

Localização: Zona Oeste do município do Rio de Janeiro.

Abrangência: todas as áreas situadas acima da linha da cota de 100 m do Maciço da Pedra Branca e seus contrafortes, em partes de 17 bairros: Jacarepaguá, Taquara, Camorim, Vargem Pequena, Vargem Grande, Recreio dos Bandeirantes, Grumari, Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Jardim Sulacap, Realengo, Santíssimo, Campo Grande, Senador Vasconcelos, Guaratiba e Barra de Guaratiba.

Mosaicos: O Parque Estadual da Pedra Branca faz parte do Mosaico Bocaina.

Região Hidrográfica: RH II Guandu e RH V Baía de Guanabara.

Outras informações: O Parque Estadual da Pedra Branca é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.

Informações úteis

Gestor: Alexandro Alves Ignacio

Núcleo Pau-da-Fome: onde estão localizados a sede e o centro de visitantes, com exposição permanente. A sede é dotada de anfiteatro e áreas de lazer com tratamento paisagístico e sinalização direcional.
Endereço: Estrada do Pau-da-Fome, nº 4.003 – Taquara (Jacarepaguá) – Rio
Telefone:  + 55 (21) 3347-1786 / 2332-6608
Como chegar: Pelo largo da Taquara, entrar na Estrada do Rio Grande e seguir até o Largo da Capela, onde termina a Rio Grande. Entrar na Estrada do Pau da Fome e seguir em frente uns dez minutos até a entrada da sede. Distância entre a Rodoviária Novo Rio e a sede Pau-da-Fome (Jacarepaguá): 33 Km.

Núcleo Piraquara: é oferecida a visitação para lazer, com brinquedos para crianças, poços refrescantes e acesso às vias de escaladas, além da Cachoeira do Barata, única disponível para banho.
Endereço: Rua do Governo s/nº – Bairro de Realengo – Rio
Telefones: +55 (21) 2333-5251 / 2333-5252

Núcleo Camorim: contém sinalização interpretativa do sistema de captação e tratamento de água; trilha de aproximadamente 4 km com belas paisagens até o açude, no alto do parque.
Endereço: Estrada do Camorim, 2.118 – Camorim (Jacarepaguá) – Rio. CEP: 22.780-070
Telefone: +55 (21) 3417-3642

Horário de funcionamento (administrativo): Segunda a sexta, de 8 às 17h.

Gestor: Alexandro Alves Ignacio

Endereço eletrônico: pepbinea@gmail.com

Redes sociais:
Facebook: Parque Estadual da Pedra Branca.
Instagram: @parqueestadualdapedrabranca.

Gestão Participativa nas unidades de conservação estaduais

O Programa de Fortalecimento de Conselhos promove a criação e a renovação dos conselhos gestores das unidades de conservação administradas pelo Inea. As ações previstas no programa, como a realização de diagnósticos rápidos participativos (DRP) e reuniões periódicas, vêm sendo desenvolvidas com bastante empenho objetivando o fortalecimento da gestão participativa em 28 conselhos de unidades de conservação, sejam elas de proteção integral ou de uso sustentável.

Para a formação dos conselhos gestores são utilizadas metodologias participativas adequadas ao perfil de cada conselho, dentre elas os DRPs. Os representantes das instituições manifestam seu interesse em participar dos conselhos por meio do documento denominado carta de intenção.

Tais conselhos reúnem órgãos públicos, instituições de pesquisa, sociedade civil e mesmo empresas privadas, interessados na adequada implantação e gestão das unidades de conservação. São espaços de diálogo, consultivos ou deliberativos, compostos por diferentes atores sociais e o órgão ambiental estadual. Além da legitimação dos conselhos por meio da publicação de suas respectivas portarias, o programa também atua na capacitação dos conselheiros por meio da realização de oficinas, elaboração de vídeos e cadernos temáticos. Após dois anos, a contar da posse dos conselhos, é iniciado o processo de renovação do mesmo.

Conselho consultivo: Ativo. Conheça a composição do Conselho, estabelecido pela Portaria Inea/Dibape n° 108, de 25 de janeiro de 2019.

Plano de Manejo

O que é o Plano de Manejo?

O Plano de Manejo é um documento elaborado a partir de diversos estudos (do meio físico, biológico e social), que estabelece as normas, as restrições para o uso, as ações a serem desenvolvidas no manejo dos recursos naturais da UC e seu entorno, visando minimizar os impactos negativos sobre a UC, garantir a manutenção dos processos ecológicos e prevenir a simplificação dos sistemas naturais. O zoneamento da UC, as medidas para promover a sua integração à vida econômica e social das comunidades vizinhas e as regras para visitação também devem constar nesse documento.

O Plano de Manejo do Parque Estadual da Pedra Branca foi aprovado pela Resolução Inea nº 74, de 2 de julho de 2013

Uso Público

Adote a Conduta Consciente

  • Informe-se sobre normas e regulamentos dos locais que vai visitar.
  • Caminhe somente pelas trilhas; atalhos são perigosos e degradam o ambiente.
  • Deixe cada coisa em seu lugar; não risque pedras ou troncos de árvores.
  • Respeite a fauna e a flora: observe animais à distância, não os alimente, não cace nem colete espécies.
  • Não faça fogueiras.
  • Cuide do lixo que você produz até chegar a um ponto de coleta.
  • Leve materiais de primeiros socorros.
  • Informe às autoridades em caso de acidente.
  • Não é permitido transitar com animais domésticos nas unidades de conservação.

Ao ar livre

Passeios, caminhadas, escaladas e muitas outras atividades ao ar livre podem ser feitas sem perturbar o ambiente natural, por isto são atividades permitidas no interior dos parques.
E sempre bom lembrar que a prática de atividades recreativas e esportivas em áreas naturais oferece riscos, inclusive dentro de parques públicos. Saiba mais.
É bom lembrar também que a caça, a captura de animais e a retirada de plantas são condutas ilegais.

Guia de Trilhas - Parque Estadual da Pedra Branca

Segundo de uma série de guias bilíngues (português/inglês) direcionados a montanhistas, ecoturistas e moradores da cidade do Rio de Janeiro. Esta edição, repleta de mapas, fotos coloridas e informações, cobre 23 trilhas do Parque Estadual da Pedra Branca, permitindo aos interessados escolher com segurança o seu roteiro dentre várias opções de trilhas de baixa e média dificuldade.

Pesquisa científica no Parque Estadual da Pedra Branca

Para realizar pesquisas no PEPB faça o cadastro no Núcleo de Pesquisa.

Para informações sobre o cadastro e pesquisas realizadas na unidade de conservação, acesse os links abaixo: