Vem passarinhar

O Programa Vem Passarinhar-RJ estimula a observação de aves nas unidades de conservação, atividade acompanhada de caminhadas, contemplação da natureza e a possibilidade de belos registros fotográficos. O programa tem como objetivo contribuir para a gestão destas áreas protegidas por meio da sensibilização ambiental que proporciona a seus participantes.

Desde sua criação, em 2015, já foram avistadas 498 espécies de aves das 611 espécies da avifauna registradas no Estado do Rio de Janeiro. Das espécies registradas, 60 estão em alguma categoria ou status de ameaça.

O Programa Vem Passarinhar-RJ acontece durante todo o ano, abrindo inscrições para novos e veteranos observadores que queiram participar de saídas a campo. Acompanhe o calendário do programa no calendário abaixo e no Facebook pelo link facebook.com/vempassarinharrio

Observação de aves no Parque Estadual do Cunhambebe. Foto: Leal Fotografia

Check list das aves das UCs Estaduais do Rio de Janeiro:

Baixe aqui o check list das aves das UCs Estaduais do Rio de Janeiro.

Para compilação dos dados sobre as espécies encontradas nas UCs, foram publicadas duas versões do check list das aves das UCs Estaduais do Rio de Janeiro (2014 e 2015) , visando disponibilizar uma relação organizada das espécies de aves já registradas nestas UCs, a fim de nortear a prática da observação de aves nestes espaços e fomentar o turismo de contemplação da natureza. A primeira edição (2014) relacionou dados de oito UCs, enquanto a segunda (2015), 10 UCs. A segunda edição do checklist relaciona um total de 611 espécies de aves para essas 10 UCs.

Atualmente a terceira edição encontra-se em processo de compilação dos dados do Vem Passarinhar, entre os anos de 2015 a 2018, com 19 UCs contempladas.

As listas foram geradas a partir das espécies confirmadas nos Planos de Manejo de cada UC, quando existente, bem como na compilação dos principais artigos científicos publicados para essas unidades, nas listas geradas em cada edição do Programa Vem Passarinhar RJ e listas cadastradas em plataformas reconhecidas, como por exemplo, Taxeus e Ebird, desde que confirmados como locais de observação as unidades aqui tratadas. A novidade, em relação às edições anteriores, fica por conta dos dados referenciados (bibliograficamente, quando for o caso) de cada espécie. Ou seja, cada uma das espécies das listas terão disponibilizados os seus dados referentes à origem dos registros, seja por meio de dados secundários (Plano de Manejo, artigos científicos, listas de observadores de aves) ou através dos dados coletados durantes as edições do Programa Vem Passarinhar RJ.