Portal GEOINEA Canal de compartilhamento de informações geoespaciais

Como órgão responsável por proteger, conservar e recuperar o patrimônio ambiental do estado do Rio de Janeiro, o Inea detém um vasto banco de dados geoespaciais de relevância aos estudos ambientais e ao planejamento territorial. Há, dessa forma, uma crescente demanda interna e externa pelo acesso à informação geográfica armazenada e produzida pelo Instituto.

Buscando promover o compartilhamento de informações, o Inea elaborou o Portal GeoInea, um canal eletrônico que tem como objetivo otimizar o compartilhamento de dados geoespaciais através de visualização, download e consumo de geoserviços dos dados produzidos pelo INEA e parceiros.

A publicização dessas informações se justifica pela modernização dos procedimentos e otimização de processos internos, pela importância da disseminação de informações para o fomento à pesquisa e subsídio à gestão territorial e tomada de decisão no estado do Rio de Janeiro, e por promover o atendimento à Lei Federal nº 12.527 de 18 de novembro de 2011, a qual regulamenta o direito constitucional ao acesso às informações públicas.

O Portal foi elaborado através da plataforma do ArcGis Online da ESRI e em parceria com a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – INDE. Ao aderir à INDE, o Inea passou a usufruir da infraestrutura do servidor de dados disponibilizado pelo Governo Federal, uma alternativa sem custos que possibilitou a estruturação e armazenamento dos dados geoespaciais produzidos pelo Inea, além de atender às especificações da legislação federal vigente sobre a temática.

O compartilhamento das informações organizadas de forma simples e intuitiva, proporciona ao usuário autonomia na prospecção do dado e compreensão da usabilidade da informação, resultando na diminuição da demanda interna e externa pela concessão de dados. Além de garantir a padronização dos dados compartilhados, o portal garante que todo e qualquer usuário, seja interno ou externo, acesse as versões mais atualizadas das informações geoespaciais produzidas pelo Instituto e os metadados de cada camada compartilhada.

As informações Geoespaciais compartilhadas foram sistematizadas de acordo com os principais eixos de atuação do Instituto.

Visite o Portal GEOINEA: www.inea.rj.gov.br/portalgeoinea

 

Portal GEOINEA Municípios

O Portal GeoINEA Municípios é parte integrante do Portal GEOINEA, e torna acessível dados geoespaciais recortados por município, auxiliando a gestão municipal e proporcionando integração das informações em nível local, regional e estadual. O Portal foi lançado em 17/09/2020, contando com uma mini-capacitação para o uso da plataforma, disponível no canal do youtube do INEA.

Visite o Portal GEOINEA municípios: www.inea.rj.gov.br/geoineamunicipios 

 

Boletins de atualização 

Clique aqui para se inscrever e receber os boletins de atualização do Portal GEOINEA, ficando sempre atualizado sobre a inclusão de novos dados e de outras novidades.