
O estado do Rio de Janeiro está totalmente inserido na Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo, abrigando entre 1% e 8% da diversidade biológica global. Atualmente, 32% do território fluminense são cobertos de Mata Atlântica.
Diante da importância ecológica desse bioma, o estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade – Seas e do Instituto Estadual do Ambiente – Inea, implementa, desde 2016, o Programa Olho no Verde, que tem como objetivo principal o combate ao desmatamento na Mata Atlântica. A partir do monitoramento sistemático dos remanescentes florestais por meio do uso de imagens de satélite de alta resolução, o Olho no Verde detecta automaticamente alertas de desmatamento e encaminha essas informações às equipes de fiscalização do Inea e dos municípios, de forma estratégica e inteligente.
O Programa Olho no Verde foi instituído e regulamentado formalmente por meio da Resolução Conjunta Seas/Inea nº 103, de 03 de julho de 2023.
Desde o início do programa foram atendidos mais de 2.000 alertas. Somente nos últimos dois anos (2022-2024), 1.261 alertas foram atendidos, totalizando 1.112,76 hectares fiscalizados. As informações geradas equipes de fiscalização constituem fontes importantes para a tomada de decisões, compreensão do perfil de desmatamento e dinâmica da paisagem do estado do Rio de Janeiro.
Como um dos resultados da intensificação das ações de fiscalização ambiental, o estado registrou queda de 66% no desmatamento da Mata Atlântica no ano de 2023, de acordo com estudo realizado pela ONG SOS Mata Atlântica. Os dados demonstram ainda que o índice de redução fluminense foi superior ao da média nacional naquele ano.
Ao longo do tempo, o programa também se tornou um fomentador de parcerias, e já conta com a parceria institucional dos municípios fluminenses (através da Rede Parceiro Olho no Verde), do Ministério Público Estadual, do ICMBio, do SOS Mata Atlântica, e do Mapbiomas, entre outros.
Para obter maiores informações sobre o Programa Olho no Verde e acessar o dashboard com os alertas de desmatamento detectados pelo programa, acesse o Portal Olho no Verde.