Curso de condutores - PEIG

O Programa Estadual de Guias e Condutores do Inea tem como objetivo capacitar, ordenar e certificar as atividades de guiamento e condução de visitantes nas unidades de conservação do Estado. A qualificação de condutores locais de visitantes busca auxiliar o desenvolvimento social e econômico por meio do fomento das práticas de guiamento, propiciando geração de renda para comunidades do entorno. Além disso, permite oferecer ao visitante a possibilidade de uso deste serviço turístico com segurança, qualidade, mínimo impacto nas visitas aos parques e uma aproximação e sensibilização aos temas ambientais.

O curso de condutores de visitantes do Parque Estadual da Ilha Grande será ministrado em parceria com Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (CEADS), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade do Ambiente e contará também com docentes do Destacamento do Corpo de Bombeiros da Ilha Grande (DBM 2/10), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da Associação Carioca de Turismo de Aventura (ACTA), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e de servidores do Inea.

O curso vai abranger os temas: Características da Unidade de Conservação, biodiversidade, geografia e patrimônio histórico; Legislação ambiental e regulamentações; Turismo e Sustentabilidade; Técnicas de condução e interpretação; Noções de cartografia, ferramentas de direção e geotecnologias e; Segurança e equipamentos, estando divididas entre os módulos teórico e prático.

Clique no link abaixo para verificar a lista de aprovados para o Curso de condutores de visitantes do Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG).

O Instituto Estadual do Ambiente convida os guarda-parques atuantes no Parque Estadual da Ilha Grande para participar do primeiro curso de guias e condutores de visitantes que será realizado na unidade. O convite é um reconhecimento da unidade de conservação ao importante serviço prestado por esses profissionais no apoio à conservação da geo e da biodiversidade local e no desenvolvimento de atividades de uso público. A participação desses profissionais no curso não altera o número de vagas disponibilizadas aos moradores da região por meio do Edital INEA/DIRBAPE N° 01/2021.